Páginas

domingo, 9 de junho de 2013

Caminhos da Vida

Na minha memória fica uma história de vida muito linda. 

Meu pai que era um encanador e semi-analfabeto, assinava o nome e detinha pouco conhecimento. Minha mãe,analfabeta, nem conhecia a letra “o” ambos não tiveram oportunidade de estudar e mesmo com as dificuldades que passavam por não possuir estudo, não se preocupavam com a educação dos filhos.
Não tenho muitas lembranças do aprendizado das primeiras letras, mas lembro muito bem da cartilha: caminho suave; me recordo que cada vez que errávamos éramos obrigados a escrever várias vezes a palavra errada e decorar a seqüência do alfabeto e a tabuada, pois o aluno que não conseguisse responder as suas perguntas ficava de castigo.
Os anos se passaram e quando estava na terceira série meus pais me colocaram para trabalhar de babá. Estudava de manhã e trabalhava a tarde e desta maneira continuei até a quinta série, quando meus pais decidiram me tirar da escola. Trabalhei muito até conhecer meu marido, que me deu a oportunidade de voltar a estudar, a terminar o ensino fundamental e o ensino médio. Após alguns anos, conclui minha faculdade de matemática, e leciono a matéria até o momento.
Neste período de trabalho em sala de aula, pude participar de uma experiência muito legal, em uma destas avaliações da Secretaria da Educação. A coordenadora da minha escola solicitou que eu aplicasse uma atividade diagnóstica, onde eu teria que ler uma história e as crianças teriam que reescrever a mesma. Confesso que ao ler senti uma grande emoção naquele momento tão especial na minha vida, pois entrei na história me envolvi com os personagens e com os alunos de uma maneira muito real. O mais gratificante foi quando os professores foram corrigir as atividades e perguntaram quem tinha aplicado a mesma, pois as crianças tinham reescrito a história detalhadamente.
 Então, com essa história de vida com dificuldades e conquistas, fico orgulhosa em poder participar e contribuir com a educação para as crianças e jovens. Uma oportunidade que não tive no início da minha aprendizagem, mas que agora ofereço meu trabalho com dedicação e esforço para que meus alunos consigam ter o máximo de conhecimento.


                                                                                                  Profª Eunice R. Guedes

Nenhum comentário:

Postar um comentário