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terça-feira, 25 de junho de 2013

A Matemática e as Bandeiras

No início do ano letivo os alunos receberam o kit geometria no material escolar. Ao longo do ano, fui orientando os alunos da 6ª série quanto à utilização da régua, esquadro, compasso e transferidor.
No final do ano solicitei uma atividade que envolveu todos os itens estudados: as Bandeiras.
Após o contexto histórico de cada bandeira trabalhado em sala de aula, forneci as medidas e eles desenvolveram as atividades.

Objetivo: Trabalhar com construções geométricas através das bandeiras evidenciando somente suas formas geométricas.

Conteúdo trabalhado:
-Medidas;
-Proporção;
-Retas perpendiculares;
-Retas paralelas;
-Retângulo;
-Losango;
-Triângulo isósceles;
-Circunferência;
-Raio de uma circunferência;
-Divisão de uma circunferência  em partes iguais.

Material utilizado:
-Régua;
-Compasso;
-Transferidor;
-Esquadro.



 -Bandeira da Cidade de Mogi das Cruzes




         Mogi das Cruzes tem sua bandeira, instituída e oficializada por Lei Nº 804 de 29 de novembro de 1956. Criada pelo então estudante Domingos Geraldo Sica. A bandeira de Mogi das Cruzes tem três faixas horizontais, sendo a de cima de cor preta, a do meio branca e a de baixo vermelha. Elas representam a população de que se formou o município, através das três raças: branca, negra e vermelha (índios). As faixas preta e vermelha tem cada uma 1/4 do total e a do meio tem 2/4, porque pela visão do criadores da bandeira a contribuição da raça branca para o município foi maior do que a das outras raças. No canto esquerdo, um triângulo de lados iguais com o vértice voltado para a direita e representando a Santíssima Trindade e, por extensão, Sant'Anna, padroeira da cidade. Esse triângulo de cor azul, simbolizando o nosso céu, tem uma estrela dourada, em cada um de seus três ângulos. Lembrando a expansão dos bandeirantes mogianos nos sentidos norte, noroeste e sudoeste. Ainda sobre este triângulo, mais a direita o brasão da cidade e a esquerda uma cobra fumando, lembrança da participação dos mogianos na Força Expedicionária Brasileira a 2ª Grande Guerra, participação essa que foi a maior dentre todas as cidades do interior do Brasil. 



Atividade dos Alunos:











-Bandeira do Estado de São Paulo



A bandeira do Estado de São Paulo possui treze listras variando entre branco e preto, começando e terminando na faixa preta, para que fique delimitado o começo e o final da bandeira, sem que haja nenhuma dúvida. As faixas pretas e brancas representam os dias e as noites que os bandeirantes lutaram pelo "bem" do estado. Possui um retângulo vermelho na horizontal, que representa o sangue derramado pelos bandeirantes, alinhado no topo à esquerda, tendo dentro um círculo de fundo branco e o mapa do Brasil em azul, sendo o azul a cor da pujança (grande força), que os bandeirantes acreditam ter trazido para o estado de São Paulo, com todos os dias e noites, e sangue derramado - amarrando a ideia clara de que foi grande a contribuição bandeirante para o estado. Há também quatro estrelas amarelas na parte interna dos quatro cantos do retângulo. 

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Bandeira_do_estado_de_S%C3%A3o_Paulo






Atividade dos Alunos:













-Bandeira do Brasil



A bandeira do Brasil é um dos quatro símbolos oficiais da República Federativa do Brasil, conforme estabelece o art. 13, § 1.º, da Constituição do Brasil. Os outros símbolos da República são as armas nacionais, o hino nacional e o selo nacional. A atual versão da bandeira possui suas cores e dimensões estabelecidas pelo decreto-lei número quatro de 19 de novembro de 1889 (data em que foi adotada), sofrendo poucas alterações desde então. Tem por base um retângulo verde com proporções de 7:10, sobrepondo-se um losango amarelo e um círculo azul, no meio do qual está atravessada uma faixa branca com o lema nacional, "Ordem e Progresso", em letras maiúsculas verdes, sendo a letra E central um pouco menor, além de vinte e sete estrelas brancas. O verde representa as florestas, o amarelo, os minérios, e o azul, o céu. As estrelas, que representam os Estados federativos e o Distrito Federal, e a faixa branca estão de acordo, respectivamente, com os astros no céu carioca na manhã de 15 de novembro de 1889, às 8h30.








Atividade dos Alunos:









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