Tema: As frações no Tangram
Série: 6º Ano - Ensino Fundamental
Disciplina: Matemática
Objetivo Geral:
Reforçar a ideia de
que, do mesmo modo que os números naturais são usados para representar os
processos de contagem, as frações constituem um modelo numérico adequado para
representar os processos de medida, onde devemos reconhecer a fração como parte
da divisão presentes em várias situações do dia-a-dia.
Objetivo
Específico:
- Compreender o significado dos
termos numerador e denominador de uma fração;
- Saber nomear uma fração usando a
nomenclatura adequada;
- Compreender a base dos processos de
medida (comparação entre grandezas de mesma natureza) e relacioná-las com a
representação fracionária;
- Conhecer a história do Tangram e
suas características;
- Identificar nas peças do Tangram as
figuras da geometria plana;
- Refletir sobre características
geométricas de figuras planas identificando semelhanças e diferenças;
- Compor e decompor figuras usando o Tangram.
- Compor e decompor figuras usando o Tangram.
Justificativa:
Tendo
em vista a grande dificuldade encontrada pelos alunos no que se refere a
frações, temos como intuito principal dessa atividade a ampliação do campo
numérico dos naturais, introduzindo a representação fracionária. Temos
diferentes situações em que o uso de frações se faz necessário. É comum
encontrarmos, em jornais e revistas, notícias em que aparecem frações. É
preciso alertar os alunos de que nem sempre as frações são escritas na forma
numérica (1/2, 2/3, 1/10), mas sim em língua materna (metade, dois terços, um
décimo). Vale a pena comentar com os alunos alguns casos particulares de
frações que são utilizados com frequência pela mídia: as porcentagens e as
proporções. Alguns objetos do cotidiano também fazem parte da notação
fracionária, principalmente para indicar medidas, como a régua graduada em
polegadas ou um medidor de volume. Com a escolha desse tema queremos agregar um
significado importante ao conceito de frações.
Conteúdo:
·
Representação
fracionária;
·
Medidas;
·
Comparação
e ordenação;
·
Operações.
Desenvolvimento:
1º Momento: Conhecendo o
Tangram
Ler o texto com a lenda e origem do Tangram (Anexo 1).
2º
Momento: Inventando
com o Tangram
Apresente o conjunto de Tangram de EVA e em grupo, deixe
que os alunos explorem as peças livremente, montando as figuras que quiserem.
Oriente os alunos sobre as regras que consistem em usar as sete peças em
qualquer montagem colocando-as lado a lado sem sobreposição. Em seguida, mostre
algumas silhuetas de desenhos criados com as peças do Tangram e peça para os
alunos reproduzam um desenho, poder ser de um animal, pessoas ou objetos (Anexo
2 e Anexo 3).
3º
Momento: Construindo
seu próprio Tangram
Proponha a confecção do Tangram através da dobradura e
recortes da folha (Caderno do aluno, Situação de Aprendizagem 3, página 32 e 33
/ Anexo 4). Oriente os alunos a observarem como se faz uma dobradura de cada
vez. Neste momento o professor poderá explorar as peças, destacando suas características,
diferenças e semelhanças das peças (triângulo, quadrado, paralelogramo).
4º
Momento: Uma história
com o Tangram
Proponha a produção de uma história coletiva com as
personagens da história com as peças do Tangram. Na produção dessa história, os
alunos devem pensar nos personagens, o lugar onde acontecem as situações, as
ações dos personagens. Lembre os alunos que a história deve ter uma sequência
lógica. Os alunos devem sugerir ações que se passa no início da história,
conflitos enfrentados pelos personagens e a solução final, ou seja, como
termina a história. É importante que os alunos participem dando contribuições
ao grupo. O Tangram utilizado para compor a história poderá ser feito no papel
quadriculado, cabe ao professor orientar seus alunos na sua confecção (Anexo
5). Utilize cartolina e/ou color set para realização da atividade facilitando a
exposição final dos trabalhos.
5º Momento: Explorando as frações
Propor aos alunos a resolução das atividades
que envolve as operações com frações do caderno do aluno (Situação de
Aprendizagem 3, páginas 34 e 35 / Anexo 6). Nesta atividade, é recomendável a
utilização das peças do Tangram que cada aluno obteve na atividade “Construindo
seu próprio Tangram”.
6º Momento: Desafio utilizando o Tangram
O professor poderá
propor um desafio aos alunos. Solicite que montem um quadrado e um triângulo
utilizando as peças do Tangram: com apenas duas peças, depois três peças, quatro,
cinco e sete peças (Anexo 7)
Recurso
Material:
·
Folha
de sulfite;
·
Cartolina
e/ou color set;
·
Lápis;
·
Borracha;
·
Tesoura;
·
Cola;
·
Régua;
·
Lápis
de cor;
·
Papel
quadriculado;
·
Conjunto
de Tangram de EVA;
·
Caderno;
·
Caderno
do aluno – 6º Ano - Volume 1- Página 32, 33, 34 e 35.
Material de
apoio:
·
Caderno
do professor - 6º Ano - Volume 1
Situação
de Aprendizagem 3: Na medida certa: Dos naturais às frações, página 34.
·
Caderno
do aluno - 6º Ano – Volume 1
Situação
de Aprendizagem 3: Na medida certa: Dos naturais às frações.
As
frações do Tangram, página 32.
·
A
Matemática das sete peças do Tangram
CAEM- Centro de Aperfeiçoamento do Ensino de Matemática/
IME-USP
·
Anexo
1: Texto de apoio com abordagem histórica.
·
Anexo
2: Silhueta de desenhos criados com o Tangram.
·
Anexo
3: Os números e o alfabeto com o Tangram.
·
Anexo
4: A peças do Tangram através da dobradura.
·
Anexo
5: O Tangram no quadriculado.
·
Anexo
6: Atividades do caderno do aluno, página 34 e 35.
·
Anexo
7: Construção do quadrado e do triângulo com as peças do Tangram.
Avaliação:
O professor deverá observar a participação de cada aluno e
os desafios encontrados por eles. Deverá considerar a realização das atividades
propostas, a aquisição de um vocabulário geométrico adequado, a relação com os
demais alunos e com o professor. O professor poderá propor a
divulgação/socialização do trabalho realizado apresentando as histórias
produzidas a partir das peças do Tangram para os alunos da escola (Exposição).
Nenhum comentário:
Postar um comentário