Páginas

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Plano de Aula - As Frações no Tangram



PLANO DE AULA


Tema: As frações no Tangram

Série: 6º Ano - Ensino Fundamental
                                                                       
Disciplina: Matemática

Objetivo Geral:

Reforçar a ideia de que, do mesmo modo que os números naturais são usados para representar os processos de contagem, as frações constituem um modelo numérico adequado para representar os processos de medida, onde devemos reconhecer a fração como parte da divisão presentes em várias situações do dia-a-dia.
        
Objetivo Específico:

- Compreender o significado dos termos numerador e denominador de uma fração;
- Saber nomear uma fração usando a nomenclatura adequada;
- Compreender a base dos processos de medida (comparação entre grandezas de mesma natureza) e relacioná-las com a representação fracionária;
- Conhecer a história do Tangram e suas características;
- Identificar nas peças do Tangram as figuras da geometria plana;
- Refletir sobre características geométricas de figuras planas identificando semelhanças e diferenças;
          - Compor e decompor figuras usando o Tangram.

 Justificativa:

 Tendo em vista a grande dificuldade encontrada pelos alunos no que se refere a frações, temos como intuito principal dessa atividade a ampliação do campo numérico dos naturais, introduzindo a representação fracionária. Temos diferentes situações em que o uso de frações se faz necessário. É comum encontrarmos, em jornais e revistas, notícias em que aparecem frações. É preciso alertar os alunos de que nem sempre as frações são escritas na forma numérica (1/2, 2/3, 1/10), mas sim em língua materna (metade, dois terços, um décimo). Vale a pena comentar com os alunos alguns casos particulares de frações que são utilizados com frequência pela mídia: as porcentagens e as proporções. Alguns objetos do cotidiano também fazem parte da notação fracionária, principalmente para indicar medidas, como a régua graduada em polegadas ou um medidor de volume. Com a escolha desse tema queremos agregar um significado importante ao conceito de frações.

 Conteúdo:

·         Representação fracionária;
·         Medidas;
·         Comparação e ordenação;
·         Operações.


Desenvolvimento:

1º Momento: Conhecendo o Tangram

Ler o texto com a lenda e origem do Tangram (Anexo 1).

2º Momento: Inventando com o Tangram

Apresente o conjunto de Tangram de EVA e em grupo, deixe que os alunos explorem as peças livremente, montando as figuras que quiserem. Oriente os alunos sobre as regras que consistem em usar as sete peças em qualquer montagem colocando-as lado a lado sem sobreposição. Em seguida, mostre algumas silhuetas de desenhos criados com as peças do Tangram e peça para os alunos reproduzam um desenho, poder ser de um animal, pessoas ou objetos (Anexo 2 e Anexo 3).

3º Momento: Construindo seu próprio Tangram

Proponha a confecção do Tangram através da dobradura e recortes da folha (Caderno do aluno, Situação de Aprendizagem 3, página 32 e 33 / Anexo 4). Oriente os alunos a observarem como se faz uma dobradura de cada vez. Neste momento o professor poderá explorar as peças, destacando suas características, diferenças e semelhanças das peças (triângulo, quadrado, paralelogramo).

4º Momento: Uma história com o Tangram

Proponha a produção de uma história coletiva com as personagens da história com as peças do Tangram. Na produção dessa história, os alunos devem pensar nos personagens, o lugar onde acontecem as situações, as ações dos personagens. Lembre os alunos que a história deve ter uma sequência lógica. Os alunos devem sugerir ações que se passa no início da história, conflitos enfrentados pelos personagens e a solução final, ou seja, como termina a história. É importante que os alunos participem dando contribuições ao grupo. O Tangram utilizado para compor a história poderá ser feito no papel quadriculado, cabe ao professor orientar seus alunos na sua confecção (Anexo 5). Utilize cartolina e/ou color set para realização da atividade facilitando a exposição final dos trabalhos.

5º Momento: Explorando as frações
Propor aos alunos a resolução das atividades que envolve as operações com frações do caderno do aluno (Situação de Aprendizagem 3, páginas 34 e 35 / Anexo 6). Nesta atividade, é recomendável a utilização das peças do Tangram que cada aluno obteve na atividade “Construindo seu próprio Tangram”.
6º Momento: Desafio utilizando o Tangram
         O professor poderá propor um desafio aos alunos. Solicite que montem um quadrado e um triângulo utilizando as peças do Tangram: com apenas duas peças, depois três peças, quatro, cinco e sete peças (Anexo 7)

Recurso Material:


·         Folha de sulfite;
·         Cartolina e/ou color set;
·         Lápis;
·         Borracha;
·         Tesoura;
·         Cola;
·         Régua;
·         Lápis de cor;
·         Papel quadriculado;
·         Conjunto de Tangram de EVA;
·         Caderno;
·         Caderno do aluno – 6º Ano - Volume 1- Página 32, 33, 34 e 35.


Material de apoio:

·         Caderno do professor - 6º Ano - Volume 1
Situação de Aprendizagem 3: Na medida certa: Dos naturais às frações, página 34.

·         Caderno do aluno - 6º Ano – Volume 1
Situação de Aprendizagem 3: Na medida certa: Dos naturais às frações.
As frações do Tangram, página 32.

·         A Matemática das sete peças do Tangram
CAEM- Centro de Aperfeiçoamento do Ensino de Matemática/ IME-USP

·         Anexo 1: Texto de apoio com abordagem histórica.
·         Anexo 2: Silhueta de desenhos criados com o Tangram.
·         Anexo 3: Os números e o alfabeto com o Tangram.
·         Anexo 4: A peças do Tangram através da dobradura.
·         Anexo 5: O Tangram no quadriculado.
·         Anexo 6: Atividades do caderno do aluno, página 34 e 35.
·         Anexo 7: Construção do quadrado e do triângulo com as peças do Tangram.


Avaliação:

O professor deverá observar a participação de cada aluno e os desafios encontrados por eles. Deverá considerar a realização das atividades propostas, a aquisição de um vocabulário geométrico adequado, a relação com os demais alunos e com o professor. O professor poderá propor a divulgação/socialização do trabalho realizado apresentando as histórias produzidas a partir das peças do Tangram para os alunos da escola (Exposição).




Nenhum comentário:

Postar um comentário