O uso de jogos no ensino da Matemática tem
o objetivo de fazer com que as crianças gostem de aprender essa disciplina,
mudando a rotina da classe e despertando o interesse do aluno. A aprendizagem
através de jogos, como dominó, memória, resta um, quebra-cabeça e outros,
permitem que o aluno faça da aprendizagem um processo interessante e até
divertido. Neste contexto verificamos que há três aspectos que por si só
justificam a incorporação do jogo nas aulas. São eles: o caráter lúdico, o
desenvolvimento de técnicas intelectuais e a formação das relações sociais.
Os jogos foram
confeccionados utilizando materiais simples, como: cartolina, papelão, EVA,
palito de sorvete, tampinha de refrigerante, etc. para uma Exposição de Encerramento
do Ano Letivo promovendo a participação de toda Unidade Escolar e Comunidade. Todo
material produzido foi reutilizado pelos professores na Sala Ambiente de
Matemática.
Agradeço a participação dos alunos e a colaboração dos
professores: Natanael, Fábio, Erick, Edilaine, Mariluci e Hélio, pois juntos, atingimos
nosso objetivo.
Os jogos:
Nenhum comentário:
Postar um comentário